Ciências

  Aqui você encontra tudo o que nós já postamos com relação á ciências.



 GABARITO

1. A decomposição é importante pata o retorno dos nutrientes ao solo para que assim os vegetais possam realizar a fotossíntese. Os fungos e bactérias são os seres vivos responsáveis pela decomposição de matéria orgânica.

2.D
3. a) Uma rede trófica é caracterizada por apresentar consumidores com alimentação variada, ou seja, ocupando mais de um nível trófico. Na cadeia trófica, os consumidores ocupam somente um nível trófico, possuindo, portanto, uma alimentação mais específica.
b) Comunidade A, pois é a comunidade com consumidores ocupando mais de um nível trófico. Portanto, caso um consumidor seja eliminado, outro poderá realizar sua função trófica.

4.E
5.A
6. a) Produtor: 1 a 6;
    Consumidor Primário: 2 e 4;
    Consumidor Secundário: 5;
    Consumidor Terciário: 3
b) A população de número 3 poderia aumentar ou manter-se já que a população de número 4 aumentará muito porque não terá mais o seu predador direto(5).
7.a) água, sais minerais, gás carbônico e luz solar
b) oxigênio, água e glicose
c) Fotossíntese: com a produção de glicose a planta adquire energia para que ocorra o seu crescimento.
8.B
9.a) Escassez de água.

b) As sementes fornecem gordura que pode ser oxidada para repor a água perdida. Ausência de glândulas sudoríparas impede a perda de água pela sudorese no calor do deserto. À noite a temperatura do deserto cai, evitando o calor diurno e conseqüente desidratação. O focinho afilado e comprido também evita a perda de água

DESAFIO: somados números 1+8+32= 41

  Disponível também no Magnum Sol

 ------------ ----------- ---------------